ARLA/CLUSTER: Cobre vs Coaxial

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 17:34:08 WEST

Pedro,

De uma forma muito clara e resumida explicaste as duas principais
tecnologias.

Sobre o Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) queria apenas acrescentar
que de uma forma assimetrica (normamente 1/10 no upload/download mas varia
consoante operador/servico) consegue transmitir atraves da linha telefonica
os dados, mais rapidamente do que outras tecnologias de cobre (analogica ou
RDIS).

A agregacao/separacao das frequencias e' feita no Digital Subscriber Line
Access Multiplexer (DSLAM) colocado na outra extermidade do modem ADSL. Este
DSLAM separa as frequencias de voz (direccionadas para a a Rede de Voz do
Operador) e a rede de dados, que por sua vez chegará a uma rede IP
convencional.

Muito resumidamente!

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net