ARLA/CLUSTER: Cobre vs Coaxial

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2010 - 16:55:03 WEST

Boas.
Por certo, já todos vimos na TV o anúncio da MEO onde os crash-test-dummys,
representados pelos Gato Fedorento,
comparam a velocidade entre o MEO e o coaxial.
Nas maquinetas "olharapêscas" elas fazem uns testes onde ridicularizam as
possibilidades do coaxial face ao cobre/sat. da MEO

Claro que isto é tudo treta, mas sempre me vai suscitando profundas dúvidas.
Perdoem-me a ignorância, mas então, não há muitíssima mais largura de banda,
isolamento e velocidade no cabo coaxial do que nas linhas do telefone?
  Ou será que as empresas que fazem transporte do serviço banda-larga por
coaxial estão a menosprezar as capacidades do coaxial?
Sempre me fez confusão, como nos 2 fios de telefone, fazem o transporte de
sinal, como atingem a velocidade e largura de banda num par de fiosinhos.

Sei que muitos dos serviços já dispõem de transporte em fibra-óptica e, aqui
sim, aceito que é superior ao cabo coaxial, mas  não parece ser o caso em
questão.
Há aqui publicidade enganosa?
Terão eles razão?

Pessoal do streeming, a titulo de curiosidade pergunto:  alguém pode
elucidar-me,?

Melhores 73
Matias
CT1FFU