ARLA/CLUSTER: Um microfone de qualidade quase ESSB por menos de 10 euros?

Rodrigo ct1bxt hotmail.com

Boas.

Os condensadores de tantalum são um tipo de condensador polarizado como os
electrolíticos. A diferença entre eles é a muito menor fuga pelo dialetro
dos tantalum e logo menos ruído criado pela movimentação de cargas. Têm o
mau habito de entrar em curto-circuito ou ficar com uma resistência
baixa!! .
Aqui á uns tempos andei de volta de uma avaria num milivoltimetro de rf
que possuo, e, o problema era esse mesmo. Solução: mudei-os para
electrolíticos, que se lixe o ruído hi hi.
Existem electrolíticos de valores mais baixos que 1µF mas são pouco
usados. O mais normal é terem umas centenas largas de µF.
Em relação ao micro, especialmente para os ICOM, os electet funcionam
muito bem. Eu tenho uns auscultadores com micro HEIL que são vendidos de
propósito para o ICOM e os quais usam um electret, sendo que a qualidade é
muito boa ( posso mostrar em HF!!!).
O que uso para o PRO3, após muitos e variados testes, é um micro de mão
ASTATIC 575-M6 pastilha cerâmica que funciona na perfeição. Entre os dois
não sei qual é o melhor!!

73
Rodrigo
ct1bxt