ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Manuel Artur Rodrigues manuel.artur rcom.pt
Segunda-Feira, 6 de Setembro de 2010 - 21:36:42 WEST

"Chefe" Matias.

Longe de mim colocar o seu teste com esse programa (que eu não domino) em questão.
Mas há qualquer coisa que não bate certo, então o que constatou foi que ,( quando coloca duas antenas (acho que para o caso até nem interessa se é dual ou não ) de uma determinada banda, uma sobre a outra e o ganho que obteve foi 0,15db !!!
Então e os agregados verticais de duas ou quatro antenas por ex.  não tem ganho?
Então as estações de Radiodifusão andam todas enganadas á muitos anos, e a gastar milhares de euros para o boneco.

Não haverá qualquer erro na sua simulação?
Desculpe lá o trabalho que está a ter, mas esta custa-me a aceitar.

73,s
CT1AED
Manuel Artur
________________________________
De: cluster-bounces  radio-amador.net [cluster-bounces  radio-amador.net] Em Nome De Antonio Matias [ct1ffu  gmail.com]
Enviado: segunda-feira, 6 de Setembro de 2010 19:33
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Colega Artur.
Estive a fazer umas simulações no Nec acoplando uma antena sobre a outra verticalmente
e os resultados não são muito animadores no que toca a ganho.
Só ganha 0,15 Dbs com a história.
Esse modelo é pouco eficiente, dai a razão de ser pouco usual.

Quatro antenas em quadrado  todas em fase ganha quase 1 db, já não é mau, mas muito aquém das expectativas.
A lógica é simples: Ganho é focagem, como mantemos o "donut" não há focagem e consequentemente não há ganho.
Para haver ganho há que ter direcionalidade.
Alimentando uma a 0º, duas a 90º e a outra a 180º fica com 5Db´s mas apenas numa direcção.
A vantagem é que com um engenhoso sistema de relés, se pode ir comutando o tamanho dos cabos coaxiais, alterando as fases e assim escolher a direcção pretendida.
Este modelo é muito usado pelos DXres de Lowband.

73
Matias