ARLA/CLUSTER: Agregado vertical

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Segunda-Feira, 6 de Setembro de 2010 - 22:15:42 WEST

A X510 já é ela própria uma colinear, isto é um agregado de diversos
dipolos.
Dentro do tubo de fibra existem electricamente diversos dipolos, não é
um simples fio.
Por acaso gostava de ver como elas eram por dentro, mas não encontrei
nenhuma imagem pela net.

Segundo o manual a minha X300N, baseada no mesmo principio mas mais
pequena é agragado de dois elementos de 5/8 de onda para os 2m e um
agregado cinco elementos de 5/8 de onda para os 70cm

É da soma correctamente em fase entre os N elementos que se obtêm os
ganhos de 6.5dB (dBi creio) em VHF e de 9.0dB (dBi creio) em UHF (isto
para o caso da minha claro).

Ao lado dos repetidores da Arrábida está uma emissora de FM comercial
(do grupo Renascença creio) que usa um agregado de 8 (ou 10) antenas
para transformar o diagrama de radiação básico do "donut" numa
"panqueca" mais fina transferindo o máximo de sinal para o plano horizontal.

As antenas que lá estão (acho que ) são parecidas com esta:
http://3.bp.blogspot.com/_Aj5KHJKHKcg/S07wz4TL3iI/AAAAAAAAACA/FFEjRBDmWOQ/s1600-h/bkg77.gif

Encontrei uma foto real do local que tirei num dos últimos concursos e
da qual anexo o excerto ilustrativo.

73!