Re: ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: Radiosport (radioamadorismo desportivo e competitivo)

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 3 de Setembro de 2010 - 19:02:59 WEST

Caros colegas,

Permitam-me complementar os vossos comentários:

O radioamadorismo não tem mais de 100 anos, como se poderia poeticamente
afirmar. Recordemos que o radioamadorismo esteve durante longos anos sujeito
a longos e eficazes impulsos repressores, sobretudo na Europa, que só
terminaram com o reconhecimento deste serviço pelas nações do mundo e
respectiva atribuição de espectro radioeléctrico em 1927, na conferência
radiotelegráfica internacional de Washington. Foi aqui que nasceu o
radioamadorismo tal com o conhecemos.

O principal agente desta afirmação foi um tal Hiram Percy Maxim, à época
presidente da IARU e também fundador e presidente da ARRL. A ele e aos seus
colegas de então devemos a nossa existência. Sem a sua acção, hoje por certo
não existiríamos.

A ARRL, por extenso American Radio Relay League, teve como visão criadora
sob impulso de Henry Percy maxim, o desejo de comunicar. Os seus fundadores
tiveram como objectivo o estabelecimento de rotas pan-americanas estáveis de
comunicação radiotelegráfica, e nada mais. A ARRL deixou para a história o
relato de que o crescimento e consolidação dessa rede apenas foi possível
graças ao aparecimento de fabricantes de equipamentos para amador capazes de
equipar o número crescente de estações de amador que aderiam à ARRL.

Foi Marconi quem nos finais do século XIX estabeleceu a tónica que ainda
hoje vibra na comunidade radioeléctrica mundial: "comunicar". Foi à sombra
do seu ímpeto e do seu sonho que nasceu a rádio e tudo o que ela trouxe. E
por muito que se desconfie e se desgoste da sua veia de comerciante ou dos
seus métodos, a verdade é que ninguém lhe pode tirar esse mérito
honestamente.

Que ninguém duvide que o objectivo primeiro dos radioamadores, na sua
globalidade, é comunicar, estabelecer contacto, vencer as distâncias.
Muitos de nós reconhecemos na magia destas palavras aquilo que nos trouxe
aqui pela primeira vez.

Ninguém no seu perfeito juízo desprezaria o desenvolvimento e estudo técnico
e científico, sendo esta uma das actividades de maior importância e valor no
radioamadorismo. Mas seria ingénuo pensar-se que este, em toda a sua
grandeza, não é agora, como foi sempre, senão apenas um meio para atingir
aquele fim.

73,
António Vilela
CT1JHQ