ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: Radiosport (radioamadorismo desportivo e competitivo)

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 3 de Setembro de 2010 - 09:59:42 WEST

No fundo acho que estamos a voltar ao assunto do fundamentalismo numa
das vertentes do radio-amadorismo.
Eu vejo o radio-amadorismo como um agregador de diversas áreas de
conhecimento e da sociedade que dependem de comunicações rádio.
Dependendo claro da formação de cada membro e da sua área de interesse,
irá explorar mais determinada vertente, no entanto, sempre que para isso
esquece por completo as restantes, está errado e aí é que considero
ocorrer a perversão do radio-amadorismo.

Quando alguém paga uma nota para lhe montarem uma estação de DX tipo
"solução chave na mão" e alguém lhe configura o rádio para ser só
carregar na PTT e trocar números, indicativos e locators, etc.
Só participa em concursos internacionais e chama sempre "CQ CQ DX Only" ...

Quando se participa num evento sobre protecção civil e tudo está à
partida planeado, incluindo os transceptores que estão pré programados
para o fim e é só falar ...

Quando se desenvolvem equipamentos de estação e se mantém o conhecimento
fechado, só se aceitam chamadas de amigos do grupo e ignoram-se todos os
QSO não puramente técnicos ...

Estas são só algumas situações hipotéticas que me vieram à cabeça para
tentar descrever algumas situações extremistas do radio-amadorismo, como
para todo o conhecimento, quanto mais se sabe, mais se tem a noção de
que muito falta saber.
Eu neste caso, não tinha mesmo a noção que em relação ao tal
"radio-sport" existissem colegas com uma visão tão redutora da actividade.

Já particivei em alguns concursos nacionais e internacionais mas
provavelmente estava a concorrer noutra "liga" em que há hipótese de
discutir gastronomia com os colegas do outro lado do país,
perguntar-lhes como está a ionosonda ou para que lado está melhor a
propagação, discutir a polarização conveniente, em que no dia anterior
ao concurso se combinam as antenas, rádios modos a usar, na montagem da
estação portátil se vai discutindo os cabos amolgados, a impedância das
antenas, a queda de tensão nos cabos das baterias, os pontos de
referência para determinados azimutes, etc. etc.
Mais, ajudar colegas que não se ouvem mutuamente a apontarem antenas,
modos e polarizações e conseguirem o contacto, dando-lhes pontos a
ganhar ... em que desporto instituído conhecem isto?

Finalmente, faz-me confusão a existência de tal fundamentalismo à volta
dos concursos quando os prémio são praticamente sempre simbólicos,
diplomas ou taças. Não acredido que isto faça despertar um interesse
muito mais que lúdico, talvez só para ter uma sala de galardões e irem
comparando entre si quem a tem maior ...

73!