Re: ARLA/CLUSTER: Notícias da AMRAD: Radiosport (radioamadorismo desportivo e competitivo)

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010 - 22:06:25 WEST

Boas.
Permitam-me meter aqui uma opinião contraria.
Como sabem sou um defensor do radio-amadorismo genuíno, e assim o entendo
conforme descrição da noticia na Amsat.
Todavia, não posso deixar passar em claro a afirmação muito generalista de
que o radio sport é a "ovelha ronhosa" do radio-amadorismo.
Confesso que houve tempo em que assim o achei também, mas relacionamentos
posteriores com colegas que se dedicam exclusivamente a essa vertente,
obrigaram-me a reformular a minha opinião sobre essa actividade.
Claro que muitos do que se dedicam a essa coisa de DX e concursos, não são
nada mais, nada  menos, que radio-amadores ermitas,   sem amigos nem colegas
 e  que só no DX ( falar com desconhecidos) encontram interlocutores. Enfim
pessoas com muito dinheiro, terrenos para espalhar antenas e uma
vaidade desmesurada, mas não todos.
Tive a agradável surpresa quando percebi que afinal, há muitos contesters
que não são puramente exibicionistas de estações. São pessoas que estudam,
aperfeiçoam e optimizam as suas estações e capacidade de operação.
Conheci vários colegas que confrontados com a razão dos seus sucessos e
aparições regulares nos pódios dos principais
concursos mundiais, revelaram-se  muito abonatórias.
Ora vejam:
-Eles, estudam e aprendem a prever a propagação elaborando mapas e horários
de acordo com dados e programas por eles criados.
-Eles, aperfeiçoam antenas, calculam ganhos, ângulos de radiação,
enfasamentos, foot-prints  etc etc.
-Eles, comparam sistemas radiantes, Rádios, amplificadores, filtros, micros
etc.
-Eles, comprovam a fiabilidades dos PA's dos radios e lineares pondo-os no
red-line durante 48h em contests.
-Eles, publicam pareceres de grande utilidade aos fabricantes sob os mais
diversos materiais.
-Eles, têm iniciativa, esforço e dedicação, montado estações em
locais inóspitos e  distantes, por vezes com grande esforço físico.
-Eles, tem uma  impressionante capacidade de "desenrrascanso", contra ventos
e marés, sempre põem a estação no ar a tempo.
-Eles, têm uma invulgar e rara entre nós amadores, ligação de amizade, que
os mantêm unidos em grupos/equipas por anos a fio.

Assim sendo, e perante tais características que alguns destes
radio-amadores revelaram ter, não posso deixar de
afirmar que: com radio-amadores destes, estamos nós muito bem.
Se isto não é radio-amadorismo também, então não sei o que radio-amadorismo
possa ser.

É como em tudo na vida, em todas as vertentes há bons e maus personagens, e,
até no famigerado radio-sport, há bons amadores.

73
Matias
CT1FFU