RE: ARLA/CLUSTER: Efeitos na propagação

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sábado, 30 de Outubro de 2010 - 12:54:43 WEST

Colega Mourato

Obrigado pelo esclarecimento. Com todo o alarmismo que foi instalado naquela altura, julguei que houvesse alguma hipótese de ter afectado de qualquer maneira as nossas comunicações em HF.

Vy 73.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH

From: radiofarol  gmail.com
Date: Sat, 30 Oct 2010 09:31:30 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Efeitos na propagação
To: cluster  radio-amador.net

Colega Paulo

Certamente que as cinzas que se espalharam pelas altas camadas da atmosfera tiveram algum impacto na propagação em HF, principalmente devido ao pequeno grau de dispersão na direcção da onda. Todavia em HF esse efeito será tão diminuto que não seria detectável. Por outro lado, poderiam ter algum efeito de absorção, mas tambem aqui completamente desprezível e sem significado. As cinzas dificilmente atingiriam a ionosfera, que começa muito alem do que podem voar os aparelhos comerciais. A ionosfera começa sensivelmente por volta dos 60/70km com a camada "D", e termina por volta dos 1000km na camada "F3". Estas são as verdadeiras responsáveis pela propagação em HF. A calmia que se verificou nessa altura deve-se tão somente à fraca actividade solar nesse periodo. Como tal, e para efeitos práticos, pode considerar que as cinzas do vulcão não tiveram qualquer efeito na propagação em hf.
Este é o meu ponto de vista, baseado apenas nos meus conhecimentos, mas poderá ser apenas um opinião e pode até nem estar correcto, mas é isso quie eu penso.

73 de CT4RK