Re: ARLA/CLUSTER: Efeitos na propagação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 30 de Outubro de 2010 - 09:31:30 WEST

Colega Paulo

Certamente que as cinzas que se espalharam pelas altas camadas da atmosfera
tiveram algum impacto na propagação em HF, principalmente devido ao pequeno
grau de dispersão na direcção da onda. Todavia em HF esse efeito será tão
diminuto que não seria detectável. Por outro lado, poderiam ter algum efeito
de absorção, mas tambem aqui completamente desprezível e sem significado. As
cinzas dificilmente atingiriam a ionosfera, que começa muito alem do que
podem voar os aparelhos comerciais. A ionosfera começa sensivelmente por
volta dos 60/70km com a camada "D", e termina por volta dos 1000km na camada
"F3". Estas são as verdadeiras responsáveis pela propagação em HF. A calmia
que se verificou nessa altura deve-se tão somente à fraca actividade solar
nesse periodo. Como tal, e para efeitos práticos, pode considerar que as
cinzas do vulcão não tiveram qualquer efeito na propagação em hf.
Este é o meu ponto de vista, baseado apenas nos meus conhecimentos, mas
poderá ser apenas um opinião e pode até nem estar correcto, mas é isso quie
eu penso.

73 de CT4RK