Re: ARLA/CLUSTER: Efeitos na propagação

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 30 de Outubro de 2010 - 14:27:00 WEST

Colega Paulo
A única anomalia que podia ter sido notada nas latitudes mais proximas da
Islândia, seria o ruido provocado pelas cargas estáticas. Normalmente, as
particulas em suspensão na atmosfera, carregam-se fortemente de energia
eléctrica. É até normal, ver nas nuvens vulcânicas, durante uma erupção
muitas descargas sob a forma de violentos raios. Pode ver isso na TV durante
a observação dos filmes sobre o assunto. O ar muito quente misturado com as
particulas solidas isoladas, provoca elevadissimas diferenças de potêncial,
que são muitas vezes mais violentas que nas grandes trovoadas. Daí o nível
de ruido, nas proximidades das nuvens de maior densidade, poder estar mais
elevado.

73 de CT4RK