ARLA/CLUSTER: Efeitos na propagação

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sexta-Feira, 29 de Outubro de 2010 - 11:26:21 WEST

Boas a todos

Esta é para o colega Mourato, visto que já ando há muito para colocar esta questão.

Colega Mourato, qual o efeito (se o teve) da erupção do Vulcão na Islandia na propagação???

Será que notou-se alguma alteração??? Interferiu de alguma forma nas comunicações via rádio??

Na aviação vimos o seu efeito, havendo sempre contradições entre os que defendiam a interdição do espaço aéreo e os que defendiam a sua não interdição. Mas o que interessa aqui é saber se de alguma forma interferiu nas nossas "vulgas" comunicações.

Se bem me lembro, nessa altura notei alguma "calmia" nas nossas bandas de HF.

Se esta questão que estou a colocar for "ridicula" queiram desde já desculpar, mas na realidade gosto de ver algumas dúvidas esclarecidas nem que esteja errado, errar e aprender também é uma grande virtude...

Um abraço e até breve.

Vy 73.

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........
WWW.YOUTUBE.COM/CT2IVH