Re: ARLA/CLUSTER: Rádio Farol

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2010 - 17:04:25 WEST

Viva,

Os antigos radiofaróis marítimos (ou faróis de rádio, segundo algumas
opiniões), estavam colocados em faróis ópticos e cobriam a costa continental
em 4 troços, com 3 faróis por troço:

- 291.9 kHz: Montedor, Leça e Aveiro
- 287.3 kHz: Mondego, Berlenga e Carvoeiro
- 308.0 kHz: Roca, Espichel e Sines
- 303.4 kHz: S. Vicente, Stª Maria e V.R. Stº António

As emissões eram alternadas, isto é, cada farol do grupo emitia à vez na
mesma frequência.
Não me recordo já do formato preciso das transmissões, mas sei que era
transmitido o indicativo do radiofarol (talvez 3 vezes?) seguido de um
longuíssimo traço que possibilitava aos radiotelegrafistas o uso do seu
radiogoniómetro para medir o azimute para a estação.

Esta página da Associação Nacional de
Cruzeiros<http://www.ancruzeiros.pt/ancradiofarois-c.html>é certamente
das poucas referências que ainda existem sobre o tema. No
entanto, a informação oficial sobre estes radiofarois era publicada na Lista
de Radioajudas e Serviços <http://www.hidrografico.pt/lista-ajudas.php> do
Instituto Hidrográfico da Marinha.

Os únicos radiofaróis conhecidos ainda em uso são as estações de
DGPS<http://www.anmpn.pt/informacoes/2002/rede_dgps.htm>(290.0 Leça,
311.5 kHz Carvoeiro e 305.5 kHz Sagres) e o de Sines que emite
em várias frequências com o indicativo de CT4RK.

Tecnicamente as estações de DGPS não são consideradas radiofaróis, uma vez
que não são usadas para obter azimutes, mas utilizam as mesmas faixas de
frequências em Ondas Longas. O conteúdo das suas transmissões consiste em
dados de correcção local dos sinais GPS, para aumentar a precisão destes
equipamentos para a navegação marítima.

Do que me lembro de ver em visitas a estações deste tipo, as suas antenas
eram dipolos horizontais alimentados ao cento por linha bifilar. Aliás, é
normal que tanto as balizas marítimas como as aéreas, independentemente da
faixa de frequência, utilizem a polarização horizontal.

73,
António Vilela
CT1JHQ