ARLA/CLUSTER: Rf choke

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Terça-Feira, 19 de Outubro de 2010 - 21:41:05 WEST

Colega Luis.
Não exactamente assim.
A windom pode ser alimentada com balum de 1:4, 1:5 ou 1:6.
Depende da altura do solo e do feedpoint.
A altura do solo, não é apenas o chão onde pomos os pés, mas onde está
a condutividade, agua ou seja a Terra-eléctrica.
Esta altura pode ser muito diferente da altura do chão e varia também o a
época do ano, se chove ou está seco.
Mas por traços gerais podemos dizer que:

Entre 6 a 12m da Terra-eléctrica podemos usar um Balun de 1:4 com a antena
alimentada a 33% da ponta.

Entre 12 a 18m da Terra-eléctrica podemos  usar um Balum de 1:5

Entre 18 e 40m da Terra-electrica pedemos usar um Balum de 1:6, mas o
feed-pois deslocado a 15%

Na verdade há um mito acerca do balum de 1:6. Muitos afirmam que é o ideal
para a Windom, mas isto  não é verdade.
Muitos colegas afiram isto, porque o balum de 1:6 tem mais tolerância de
SWR, visto ter uma maior relação de transformação, mas isto não
significa eficiência.

Para todos os efeitos, e com garantias de sucesso, a antena windom deverá
ter um Balum de 1:4  e alimentada a 1/3.

Melhores 73
Matias
CT1FFU

2010/10/19 CT2FZI IM58KR <ct2fzi  gmail.com>

> [...]
> banda mais baixa (40m de altura) recomendar-se-ia uma relação de 1:9, e no
> intermedio entre os 20 metros e 40 metros de altura 1:6.
>
> Assim, se a distancia ao solo for de 20 metros ou menos a relação 1:4 é a
> mais correcta precisamente porque a antena apresentará os referidos 200 ohms
> aproximadamente.
>
> Queiram por favor corrigir-me caso não seja correcto o que transmiti.
>

> 73 de Luis, CT2FZI
>
> http://www.ct2fzi.net
>

> 2010/10/19 Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com>

>>> Matias