ARLA/CLUSTER: O "calcanhar de Aquiles" dos PLC?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Outubro de 2010 - 12:28:49 WEST

Colega Luis

Na realidade isso parece ruido de linha de 220V ou de média tensão. O que é
que tem por aí perto que possa fazer isso?...Um posto de
transformação?...Isso é durante as 24:00. ou só de noite ? pode ser um
candeeiro de rua, pode ser uma fuga num isolador, pode ser um anuncio
luminoso etc...Os anuncios luminosos são terriveis para isso. Principalmente
os mais antigos, a neon, que utilizam tensões superiores a 15Kv. Tambem
esses novos a LEDs, que se utilizam nas farnácias são belas fontes de QRM.
Uma sugestão, é pegar num receptor da loja dos 300, a transistores, de
preferencia com onda curta (nas lojas dos prilimlimlim existem uns a 5 euros
com onda curta e tudo, e trabalham)  e meter um auscultador no ouvido e
partir numa "caça à raposa", para identificar a fonte do QRM e depois
contactar a ANACOM.

73 de CT4RK