ARLA/CLUSTER: O "calcanhar de Aquiles" dos PLC?

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2010 - 12:48:10 WEST

Deixo aqui mais informação que possa ser útil de que a CLIX esta a usar em
algumas instalações para distribuir o sinal modems PLC da NETGEAR pelo menos
aqui na zona do Algueirão e Mercês.
Estes modems geram um som diferente mais grave e menos cadenciado dos que os
famosos CORINEX,COMTREND,DEVOLO o som é parecido a estática e facilmente
confundido mas suspeitem da estática em onda curta de 9 em 9khz ( foi medido
outras como 10 em 10Khz,12 em 12Khz e 20Khz em 20) espalhada pela onda curta
toda muito certinha em largura de banda e sinal recebido, imaginem em 30mhz
quantas portadoras cabem de 9 em 9Khz.
Das duas instalações CLIX que visitei de amigos meus uma delas não tem
qualquer filtro notch activo e a outra tem nas bandas de amador apenas e
ambas tem lá os tais modems da NETGEAR.
O Carlos Mourato já disse tudo.Fica ao critério de cada um agir ou não agir
na tentativa de resolução do seu problema.

73 de Hugo Barata CT2HMX

PLC: O Fim da Onda Curta??