ARLA/CLUSTER: QNH para que serve?

Eduardo Arraia arraia e2mec.com
Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010 - 22:10:41 WEST

Boas,

Faltou dizer que o QNH é a altitude em relação ao nível médio das aguas do
mar (AMSL). O QNH dado aos pilotos serve para saber a altitude exacta a que
estão.

No caso de Lisboa isto é até aos 5000pés depois deixa de haver QNH e passa
FL (flight level) com pressão standr 1013.25hpa que é metida no altímetro.

Os altímetros certificados têm um erro máximo de 60pés (20mts) que em toda a
aviação é obrigatório, exceptua-se os ultra-leves que só fazem voo visual.

A janela do altímetro onde se introduz o valor chama-se Kollsman

Ainda temos o QFE que é a altura que estamos em relação ao chão. (AGL)

Espero ter ajudado! (desculpem algum erro)

73

Eduardo A.

CT1EEW-CT01110