ARLA/CLUSTER: QNH para que serve?

Joao Granger ct1eou gmail.com
Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010 - 22:05:12 WEST

Vou acrescentar umas coisitas, o QNH é o valor de pressão atmosférica medido
numa determinada estação cuja altitude é conhecida e depois reduzido ao que
seria expectável ao nível do mar, o valor de QNH introduzido na janela de
Kollsman do altímetro, que na Europa é medido em milibars ou hectopascals,
nos Estado unidos em InHg ( Polegadas de mercúrio ). Isto tem como
consequência que um avião ( excluindo erros de instrumento ) voando
referenciado em QNH mede a altitude relativa ao nível médio das àguas do
mar, como exemplo é boa prática testarmos os erros de altímetro no chão,
dando o exemplo do aeródromo de Cascais, em que normalmente se testa junto à
soleira da pista, 287 pés para a 35 ou 326 pés para a 17 com o QNH dado pelo
ATC. ( Não tenho aqui as cartas para confirmar estes valores ). Se por outro
lado, estivermos a voar em QFE, ( altitude relativa ao aeródromo e apenas
para esse aérodromo ) estaremos a voar com indicações relativas à altitude
acima do aérodromo, isto é muitas vezes utilizado em aviação militar e em
aérodromos cuja altitude se encontra abaixo do nível médio das àguas do mar
uma vez que se utilizássem QNH iríamos ter alititudes negativas, que num
altímetro tradicional poderia ser dífícil de intrepretar. Excepção e estas
regras é por exemplo o aérodromo de Portimão uma vez que es estivermos a
voar em QNH ou QFE o valor reportado pelo altímetro será o mesmo uma vez que
a pista está ao nível médio das àguas do mar. Quando pensamos nestas
questões não nos podemos reduzir à pequenez do nosso terrítorio mas temos de
ser um pouco mais globais. Como conclusão além de ser importante quando se
está a voar por instrumentos porque nos garante uma precisão abaixo da qual
não se pode descer sem contacto com o chão ou luzes de pista ( aproximações
nao ILS ) também nos garante que todos estão a voar com a mesma referência.
Quando a níveis ou altitudes de transição, também poderei contribuir para
esse assunto se para tal me pedirem. Se estivermos acima da altitude de
transição estaremos a voar em QNE ( 1013 hectopascals ).

73?s