ARLA/CLUSTER: QNH para que serve?

Rodrigo ct1bxt hotmail.com
Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010 - 21:37:08 WEST

Ora aqui vai a minha modesta contribuição: Ouves muitas vezes os fulanos a
pedir o valor de QNH, porque esse valor vai ser introduzido no altímetro
para, digamos corrigir a altitude, devido á pressão atmosférica naquele
lugar. Por isso se ouvires os tipos que vão para o Porto ou Faro, eles
irão ter valores de QNH diferentes, ou não consoantes as condições. A
razão de eles darem tanta importância a esse valor, é o de TODOS terem de
ter o mesmo QNH para que, quando andam ás voltas esperando (expressão
Alentejana ! hi hi) por aterrar andem mesmo em níveis diferentes e não no
mesmo caso tivessem com valores diferentes no altímetro. A altitude que
eles andam pode até nem ser a correcta ao solo ( normalmente é ) mas isso
não é muito importante pois o que realmente interessa é que andam
espaçados. O altímetro barométrico é usado para grandes altitudes,
normalmente acima de 1000 pés, não significa que não funciona abaixo,
enquanto para altitudes abaixo de 1000 pés usam um radio altímetro, muito
mais preciso, o qual funciona com o principio do radar.
Só ficou a faltar, entre muitas coisas, o facto de que o altímetro tem uma
janela ma qual é introduzido esse valor de QNH.
Quando o valor muda, o controlador de tráfego reporta o novo e, á
semelhança de todas as ordens em aviação todas as aeronaves que estão a
ser controladas por esse centro reportam a introdução do novo valor.
Bolas! já escrevi muito e relembrei alguns conceitos que ficaram de 13
anos de aviação! hi hi hi

73
Rodrigo
ct1bxt