Re: ARLA/CLUSTER: Filtro para balastro electrónico

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sábado, 13 de Novembro de 2010 - 01:47:27 WET

Caro Paulo Santos,

Se tiver um receptor portátil que mostre sensibilidade ao ruído em causa,
procure aproximá-lo à vez dos fios, do balastro e da lâmpada.
Pode acontecer que o ruído seja conduzido para os condutores de alimentação,
seja radiado pelo balastro, ou ainda radiado pela própria lâmpada. Os dois
primeiros casos têm solução, mas o último é mais difícil. E não sei se não
será o mais provável... Enrolar a lâmpada numa prata poderia resolver o
problema, mas depois a iluminação seria algo deficiente, hi.

73,
António Vilela
CT1JHQ