RE: ARLA/CLUSTER: Filtro para balastro electrónico

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Sexta-Feira, 12 de Novembro de 2010 - 21:40:55 WET

Caro Paulo Santos, um filtro simples para essa finalidade é enrolar num
toroide utlizado nas fontes de alimentação dos PC, no qual passam os fios
vindos da alimentação cerca de meia duzia de espiras, colocar um desses
condensadores azuis que fazem parte da entrada das ditas fontes de
alimentação entre os 2 condutores. E está feito o filtro.
Em lugar desses toroides, poderá utilizar um toroide usado nos filtros dos
cabos dos ratos de computador, ou ainda um desses toroides redondos que se
encontram nos cabos de entrada nos monitores. Usar o tal condensador do tipo
x que se encontram na entrada de qualquer fonte de alimentação.

O ruido da lampada com este tipo de filtro desaparece, também poderá usar um
filtro daqueles que normalmente estão na entrada das fontes no cabo dos 220
volts, mas aí o espaço ocupado é maior e não sei se cabe dentro do suporte
da lampada.
73.
CT1AXZ
Manuel Jesus