Re: ARLA/CLUSTER: Estranho ou não aconteceu....

CT2IWW Paulo Teixeira ct2iww gmail.com

Caro Paulo

É mesmo da propagação esporádica, que está a níveis históricos neste
momento, isto segundo uma conversas que tenho tido com alguns colegas na
banda dos 6 metros.

O fenómeno das estações de FM aparecerem assim é normal nestas situações e
quando a propagação está mesmo boa, também pode acontecer que um sinal
desses passe por cima de uma estação local.

Aliás, este é um dos métodos que radioamadores mais batidos em VHF usam para
determinar a presença de propagação esporádica: escutam a banda FM para
detectar a presença de estações longínquas que, uma vez identificadas,
apontam para o sentido em que se espera ter melhores condições de
comunicação via ES.

A propagação ES e tropo podem-se manifestar de formas muito estranhas:  há
casos em que os sinais aparecem a S9 e de repente desaparecem a meio de um
QSO (aconteceu comigo esta semana, estava a escutar um colega em França e
assim sem nenhum aviso ou QSB, a propagação fechou) ou caso mais comum, em
que a direcção da propagação muda de direcção e se começam a escutar
estações noutro continente, por exemplo.

Ontem foi um dia de excelente propagação ES, até muito perto da meia noite.
Assim sem muito esforço, trabalhei alguns OM europeus nos 6m, dois deles QRP
a 5watts e embora não conseguisse escutar, havia um pileup enorme para duas
estações, de Porto Rico e Guiana Francesa.

Aproveite, se puder :)

73 de CT2IWW
Paulo Teixeira