ARLA/CLUSTER: Estranho ou não aconteceu....

Paulo Santos ct2ivh hotmail.com
Sexta-Feira, 28 de Maio de 2010 - 09:41:34 WEST

Bom dia a todos

Julgo que esta mensagem vai mais indicada ao Mourato, uma vez que gostava de ser esclarecido.

A propagação na última 3ª feira para 4ª feira durante a noite andou muito boa, eram umas 5:30gmt e falei com uma estação da escandinávia em móvel nos 28mhz. Há já uns dias que tenho sintonizado em AM o meu musiqueiro e estações de Andaluzia, Rádio Nacional Espanha etc etc chegam bem fortes começando a perder o sinal de recepção à medida que o dia vai raiando.

Sei que a propagação ES dá-nos umas certas surpresas.

Agora o mais estranho que aconteceu!!! Eram umas 8:30 locais e estava eu sintonizado no RCP 103.0 FM (Coimbra) antigamente era nos 98.40 FM mas mudaram com a M80, passando a M80 a emitir em 98.40 FM. A minha recepção aqui a 20 km Norte de Coimbra é boa mas quando passo em certos locais "mais fechados" ou seja entre casas a emissão baixa um pouco e foi num momento destes que aconteceu algo que eu nunca tinha escutado.... Uma estação Italiana chegava limpinho mas para isso tinha que andar com o carro mais metro menos metro para a receber como deve ser....

Tendo sido a primeira vez que ouço uma estação de rádio estrangeira em FM já que em AM durante a noite no alto da Serra do Bussaco escuta-se bem estações Espanha, Canárias, França, será que alguém pode-me explicar este acontecimento??? Que tipo de propagação??

Fiquei realmente intrigado com esta situação e devo dizer que até hoje 6ª feira não mais voltou a acontecer...

1 abraço e até breve, vou "brincar um pouco nos 28MHZ que esta ES está a deliciar-nos com bons qso's...

CT2IVH Paulo Santos Locator: IN50sk Iota Hunter Good Hunting........

Hotmail: Correio Electrónico Poderoso e Gratuito com segurança Microsoft.