RE: ARLA/CLUSTER: Primeiro exame internacional recíproco entre os E.U.A. / Índia

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 24 de Maio de 2010 - 18:07:14 WEST


Boa Tarde Pedro Almeida, CT5JZX.

Pelos extensos motivos por mim aduzidos em 26 de Março de 2009, disponíveis em:
http://radio-amador.net/pipermail/cluster/2009-March/011219.html ; continuo a ter exactamente a mesma opinai e que em conclusão remete que o futuro das Associações está mais na formação e não no exame dos próprios formandos.

Existe no entanto, nesta mensagem que intitulei " Primeiro exame internacional recíproco entre os E.U.A. / Índia ", e na minha opinião, algo muitíssimo mais importante, que são os níveis de exames internacionais onde as matérias e os privilégios associados às categorias são recíprocos e reconhecidos por vários Países.

Recordo que a CEPT, advoga a que todas as administrações radioeléctricas dos Estados membros, que as suas matérias de exame e os privilégios associados às categorias sejam perfeitamente alinhadas com as suas Recomendações relevantes. Quer isto dizer, que neste momento e desde a entrada em vigor do Decreto-lei n.º 53 de 2009, os radioamadores portugueses que sejam aprovados nas categorias 1 e 2 responderam exactamente às mesmas matérias e com os mesmos graus de dificuldade que todos os outros seus colegas dos países que as adoptaram.

Para se ter uma perfeita noção disto e da revolução subjacente, é quase idêntico ao chamado Protocolo de Bolonha que rege actualmente o ensino superior, e que permite uma uniformização de competências sendo estas imediatamente reconhecida ao nível de um espaço mais alargado possível dentro e fora da União Europeia.

Assim, um radioamador das novas categorias 1 e 2 é alem de tudo mais um radioamador CEPT de pleno direito, com tudo o que isto implica com as suas competências reconhecidas e validadas por todos os países adoptantes das mesmas, europeus ou não europeus. 

Assim, deixamos de ter radioamadores portugueses, para termos objectivamente radioamadores europeus ou mesmo mundiais onde todos são iguais inter pares.


João Costa, CT1FBF



________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de pedro almeida
Enviada: segunda-feira, 24 de Maio de 2010 13:54
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Primeiro exame internacional recíproco entre os E.U.A. / Índia



	Boa tarde a todos,

estive a ver os links desta noticia e achei engraçado uma situaçao destas cá em Portugal,
a malta em vez de se deslocar ás delegaçoes da Anacom fazer os exames nas sedes da associaçao local.
Tinha as suas vantagens e desvantagens julgo eu .
 
73
-- 
Pedro Almeida
   CT5JZX
ct5jzx  nra.pt

NRA #063-E ARMI # A/533 EPC # 8295





Mais informações acerca da lista CLUSTER