Re: ARLA/CLUSTER: As melhores horas para QSO´s nacionais em 40 e 80m.

Radiophilo radiophilo gmail.com

Bem, já somos 6 a querer participar, hi!
Vou estudar um bocado do assunto e arranjar um plano para propor. Logo vemos
se temos unhas para tocar esta guitarra, ou não.

Neste momento estou a recolher bibliografia que nos pudesse servir de
suporte. Parece óbvio que teríamos que dividir isto em problemas mais
pequenos e é curioso verificar que com apenas alguns deles resolvidos já se
podem fazer coisas bem interessantes. Eu dou um exemplo:

Parece-me que o primeiro problema que teríamos de resolver era o
estabelecimento de uma base de referência temporal comum, com alguma
qualidade. Normalmente isto far-se-ia via GPS, mas podemos experimentar
outras alternativas. Uma vez conseguido isto, mesmo antes de enviar sinais
para a ionosfera, podemos apenas usar as diferenças de tempo à chegada de
certos sinais a um conjunto de receptores e usar esses dados para calcular
localizações. É o problema complementar do da localização via GPS ou Loran.
Poderíamos por exemplo fazer um detector e localizador de trovoadas. Ou
poderíamos montar um processo de radiolocalização de estações, em qualquer
faixa de frequência.

Mais tarde se pensaria no processo de enviar sinais "para cima" e atacar
então o problema da "ionosonda", que é mais vasto.

Quanto ao ALE, é verdade que poderia ser uma fonte de inspiração. Penso que
o âmbito é um pouco diferente, nomeadamente quanto ao tipo de propagação,
mas certamente que será interessante analisar como aquilo funciona.

Um abraço a todos,
António Vilela
CT1JHQ