ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 15 de Maio de 2010 - 00:25:05 WEST

Colega Luis
Obrigado pela sua resposta.
Vou ver essa antena que fala. a ZS6BKW, pois nunca escutei ninguem a
trabalhar com ela. Vou dar uma vista de olhos pela NET a ver o que aprendo
sobre a mesma. Quanto à G5RV, à muitos ano, morava ainda me casa dos meus
"primeirissimos", e tinha campo com fartura (lá andava sempre a minha mãe a
dizer que a unica coisa que eu sabia fazer era dar cabo do batatal com a
mania de esticar fios entre as oliveiras! eheheh!) tinha uma, com cerca de
30m para cada lado, e com uma baixada de 600 ohms (penso eu) feita com o
proprio fio da antena e com uns isoladores de porcelana com os furos a 8 cm.
No final das escadinhas tinha uma bobine com garras de crocodilo, (não havia
QSJ para comutadores de porcelana) que colocava em determinadas espiras
consoante a banda. A Alimentação da bobine era tambem com uma garra. daí até
ao emissor, (feito por mim, com 25 watts em CW e AM)  a baixada era fio
electrico de candeeiro de mesa, troçado (fazia uma belissima linha paralela
de 70 ohms) desde a bobine na rua,, até ao emissor dentro de casa. Convém
notar que nesse tempo, medidor de estacionárias era um "bicho" desconhecido,
e ninguem ligava ao VSWR. Os amadores mais abastados tinham amperimetros de
RF em série com a antena, e os mais modestos como eu, contentavam-se com uma
lâmpada de bicicleta, em paralelo com uma resistencia de 10 ohms 2 watts,
que servia de indicador de sintonia (máximo brilho = máxima saída).Certo que
nessa altura as manchas solares eram abundantes, mas para uma modesta
estação de 25 w com 6 válvulas e um receptor musiqueiro com 5 válvulas,
cheguei a fazer a Nova Zelândia várias vezes com essa antena.

73 de CT4RK