ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Manuel Jesus mojesus pedradaciencia.com
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2010 - 04:27:46 WEST

Agradecia as modificações para a G5RV, em breve irei montar uma que tenho já
á algum tempo.
73.
CT1AXZ
Manuel Jesus
www.sitesmaisuteis.pt

  _____

De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT2FZI IM58KR
Enviada: sexta-feira, 14 de Maio de 2010 19:13
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Butternut HF6V

Boa tarde novamente,

Queria apenas responder a mensagem do Colega Carlos Mourato, ao qual
agradeco a partilha da sua experiencia.

Na verdade e entendendo a sugestao da G5RV no caso em particular, gostava de
dizer uma pequena frase acerca da mesma.

Tendo sido desenhada antes da era da informatica, a G5RV e como o proprio
autor refere nao e' certamente uma antena multibanda, e so o facto de termos
de usar um comprimento de coaxial especifico diz algo acerca da antena, isto
e', nao e' conveniente que o feedline se torne parte da antena! Aprofundando
o seu design neste momento nao e' a antena mais adequada (temos mais bandas
disponiveis do que na altura, o feedline de 300ohms utilizados na altura sao
mais dificeis de encontrar).

Se me permitirem, a prima (evolucao) da G5RV e' a ZS6BKW, antena que para
alem de ser multibanda, nao necessita de qualquer ajuda de ATU, inclusive
nos 6 metros! Tenho uma construida por mim (nao e' nada de especial
faze-la!) Sugiro a quem tem uma G5RV explorar mais este desenho. Estou
disponivel para ajudar.

Sobre a W3DZZ a antena funciona acima dos 80/40 de forma eficaz se: existir
no feedline 3,5m de RG11 (75 ohms, considerando o factor de velocidade de
0.66 fica 1/4 onda nos 20m) e pequenos pedacos de fio ao pe do feedpoint
para aumentar ligeiramente a capacitancia para os 15 e 10.

O verdadeiro segredo no entanto esta nos traps: o par
indutancia/capacitancia para tornar a W3DZZ multibanda _eficiente_ tem que
ser de 56 pf e 8,6uH.

Ah, e nao confundir DX com Contesting, o "meu" DX e' fazer contactos a longa
distancia, com o menor numero de "watts" possivel!

O conteudo nunca deve ser alterado, 59 e' demasiado curto para se chamar de
conversa ;)

OK, vertical nao e' a melhor escolha :)