ARLA/CLUSTER: Membros da IARU no Parlamento Europeu

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 10 de Maio de 2010 - 14:08:16 WEST


[http://xa.yimg.com/kq/groups/19182927/hr/1797735291/name/IARU+Reg1.jpg]

Membros da IARU no Parlamento Europeu

Durante esta semana , representantes de várias Associações de Amadores de Rádio Europeias estiveram no Espace Léopold , edifício do  Parlamento Europeu  localizado em Bruxelas, Bélgica  para fornecer informação acerca do Serviço de Amador de  Radio a membros do Parlamento Europeu. Usando o tema European Amateur Radio Benefiting Society, o evento foi apadrinhado pela  IARU Region 1 EUROCOM Working Group<http://www.iaru-r1.org/index.php?option=com_content&view=category&id=44&layout=blog&Itemid=96> and ) Birgit Sippel<http://www.birgit-sippel.de/> (MEP<http://en.wikipedia.org/wiki/Member_of_the_European_Parliament>) European Parliament Member que apoia os objectivos e a importância socio-politica do  Amador de Radio, esperando que esta apresentação lhe ofereça e aos seus colegas a possibilidade de ficarem informados acerca do Serviço: "Eu estou olhando para o futuro para partilhar  informação acerca deste Serviço de Amador de  Radio com os meus colegas, as suas assistentes e qualquer um que esteja interessado." O Parlamento Europeu é o corpo   legislativo da União Europeia  (EU<http://www.google.com/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CAoQFjAA&url=http2F%2Feuropa.eu%2F&ei=aWzYS-GKL4P68AaR2uHZBQ&usg=AFQjCNGzaym7vzqASVSDuCQpcS4sau7dJw&sig2=H45pXvzZrx95A0ylpCb4qA>).

"Apesar do Serviço de Amador de Radio existir desde 1908, e muitos países tem leis especificas para o regular, o Serviço é muitas vezes desconhecido do publico," disse o Presidente do EUROCOM Working Group  Thilo Kootz, DL9KCE. "Muitos políticos  nunca ouviram falar do Serviço de Amador de Radio, fazer isto é um bom ponto de partida para a apresentação. Na União Europeia, há cerca de  350,000 pessoas de todas as idades que são fascinados por este hobby. Eles operam os seus rádios e socializam com outros através do Mundo,  gerando larga fraternidade neste processo. Esta  combinação de comunicação, tecnologia e desporto une-os e torna os radioamadores o únicos."

Através do contacto pessoal e demonstrando exemplos práticos , os apresentadores estão ilustrando o Serviço de Amador de Radio sua estrutura e benefícios para a  sociedade. Jovens que estão interessados na exploração do espaço são levados para o Radioamadorismo, visto que isto lhes permite realmente comunicar via satélite e até  falar para a  International Space Station (ISS). Mas de acordo com Kootz, um contacto com o outro lado do globo com equipamento auto-construido e antenas limitadas fascina jovens, também: "Esta Juventude amante da tecnologia é como tornar-se engenheiro ou especialista em alta tecnologia, beneficiando a riqueza e o crescimento da UE."

Kootz disse que os representantes também irão mostrar aos Membros do Parlamento Europeu como o Amador de Radio ajuda em emergências, usando o terremoto recente no Haiti e o Tsunami de 2006 no Oceano Indico como exemplos. "Os Amadores de Radio são por vezes os primeiros a comunicar com o mundo exterior, visto que as  infra estruturas de telecomunicações foram destruídas" disse ele.

Durante a exposição, 10 estudantes duma escola em Bruxelas irão contactar a ISS, que, de acordo com Kootz, será um ponto alto da apresentação; modelos da  ISS e de um satélite de Amador de Radio serão mostrados. Visitantes da exposição poderão testar a sua habilidade para o uso do código Morse, um dos modos mais fáceis de operar em condições de sinais fracos. As directivas Europeias que afectam o Serviço de Amador de Radio também serão apresentadas e discutidas". A Futura legislação Europeia poderá afectar o Serviço de Amador de Radio, tornando necessário informar os visitantes acerca das necessidades especiais deste excelente hobby ," disse Kootz .

Tradução por Luciano Melo CT1HHP

Fonte: REP-Rede dos Emissores Portugueses
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100510/e715a3f6/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER