Re: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Sábado, 27 de Março de 2010 - 22:06:30 WET

Colega José Barbosa,

Desde já os meu agradecimentos em relação ao seu comentário. É sempre útil e
mais... um privilégio lermos as impressões e ideias de colegas conceituados
neste ramo. Sim de facto e também tal como o João disse, não se pode
descurar a importância quer do cabo coaxial nem das fichas.

No passado e ainda no próximo concurso ainda vou ter de utilizar o nosso
conhecido RG213 foam nas 3 bandas, como as baixadas são só de 12 metros...
ainda assim, em 1.2Ghz tenho uma atenuação de 2,4Db creio eu, sim contar com
as fichas. O que é certo é que o Heliax AVA5-50 já foi encomendado assim
como as respectivas fichas. Irei utilizá-lo em 432Mhz e 1.2Ghz, porque em
VHF, a diferença não justificava... se calhar no futuro irei utilizá-lo
também, mas por agora vou limitar-me somente aquelas bandas. Ou seja, em
432Mhz com o RG213 e as fichas tenho perdas na ordem dos 1.3Db e em 1.2Ghz
2.4Db como disse e como a utilização do AVA5-50 passarei a ter uma atenuação
de 0,4Db e em 1.2Ghz 0,8Db, o que é uma melhoria substancial.

Em termos de antenas não estou ainda tão bem equipado, mas mesmo assim,
considero que já não é nada mal, ou seja, em VHF tenho uma yagi de 14
elementos 10 metros de boom e uma quadra cúbica de 10 elementos 3 metros de
boom auto-construída e que já provou ser uma boa opção (3º lugar no ano
passado no Nacional V-UHF). Em 432Mhz tenho uma M2 9WL com 6,4 metros de
boom e em 1.2Ghz, uma yagi de 67 elementos com 5 metros de boom.

Depois do investimento do cabo, creio que o próximo passo será o rotor, pois
actualmente, utilizo um rotor manual e às vezes é complicado quando o
sistema se baralhar hi hi, e por vezes tenho de abandonar o local, para ir
ver para onde é que as antenas estão voltadas... Mas enfim, a coisa aos
poucos vai-se compondo e algures no tempo chegará a hora dos prés.

Uma vez mais colega Barbosa, os meus agradecimentos pelo comentário e caso,
haja algum reparo a fazer, ficarei a aguardar.

73's de,
Pedro, CT1HZU