RE: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

senhor dos radios ct1diz hotmail.com
Sexta-Feira, 26 de Março de 2010 - 21:59:39 WET

Boa noite Pedro,

Depois de já ter lido as respostas dadas aqui, venho dar a minha contribuição/opinião, que na verdade não é mais do que o que a minha experiência "prática" no cimo das serras.

Antes de mais passei alguns anos sem qualquer tipo de pré, embora os tivesse. Na realidade todo o processo de testes com sequenciador e 100W resultava no danificar do pré e consequente perda de recepção. Assim fui sempre adiando. De referir que ganhei muitos concursos e inclusivé o único campeonato MAF em 432MHz sem pré´s.

Neste momento e atendendo ao "ruído" que tenho em 144MHz na serra de Portalegre nunca utilizei pré nesta banda. Em 432MHz utilizo o SP7000 da SSB Electronic com 0,9dB, 500W em "PTT" equipado com MGF 1302; em 1296MHz utilizo o SP23 também da SSB. Ambos montados junto das antenas e com comutação "manual" (isto é, ligo e desligo a alimentação aos pré´s manualmente).

Como resultado , tanto em 432 como 1296, consigo ir "buscar" sinais audíveis aonde era impossível identificar algo.

Tendo em atenção ao que já foi dito em relação a cabos e antenas vou descrever o que geralmente é a minha estação base (varia conforme as condições atmosféricas):

-em 1296 utilizo 2x35ele do EA3BB (ou 1x35 ele F9FT) entre 3 e 6m altura, cabos CO22 ou LMR400 entre 7 e 12m, fichas Amphenol;

-em 432 utilizo 2x19ele da Cuscraft entre 4 e 5m de altura, cabos CO22 ou LMR400 entre 7 e 10m, fichas Amphenol;

-em 144 este ano 2x9ele da Wimo a 6m, também utilizei 1x9ele M2, 1x9ele F9FT, 1x18ele M2; cabos CO22 LMR400 e antigamente RG213U.

Outras notas soltas:

-sintonizo os lineares e depois "retiro" os medidores, acabando por ganhar alguns dB;

-no mercado temos pré´s com 0,4dB de nível ruído mas obrigam a um cuidado acrescido com o sequenciador(neste caso obrigatório) que presumo terem uma eficácia melhor;

-no que se refere às "prioriadades" foram inicialmente um rádio multibanda com potência para excitar futuros lineares e antenas monobandas de boom médio (tipo 9ele em 2m  com 4m boom, 19ele em 432 com 4m boom); posteriormente ao constactar que nem tudo o que ouvia fazia, era preciso um linear, igualmente um rotor e um sistema que girasse as 2/3 antenas simultâneamente; por ultimo os pré´s e cabos de baixas perdas (aqui uma referência ás fichas que muitos esquecem ou por e simplesmente não querem "ceder" €10,00/un, mas uma ficha pode significar muitos mais metros de cabo, daí o retirar dos medidores;

Bom, penso ser tudo. Se algo necessitares estou QRV

73s Jose Barbosa CT1DIZ