ARLA/CLUSTER: FW: Antena directiva para 10metros

Manuel Artur Rodrigues Manuel.Artur rr.pt
Quinta-Feira, 25 de Março de 2010 - 16:41:09 WET

Colega Matias.

Obrigado pela explicação, que me foi útil, pois a tal constatação da deformação do lóbulo foi apenas experimental (um belo dia verifiquei que a antena com o gama-match para cima dava-me um sinal, com o gama-match para baixo dava-me outro).
Relativamente á adaptação percebo que o gama-match adapte um leque grande de valores de impedância, mas também acredito que quando houver uma desadaptação devido a elementos da antena que "fujam" com o vento ele não se acomoda á nova impedância, e nessa circunstancia o swr altera-se.

Para mim foi útil esta troca de informações da sua parte.

Obrigado

Manuel Artur
CT1AED
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de António Matias
Enviada: quinta-feira, 25 de Março de 2010 16:17
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: FW: Antena directiva para 10metros

Boa Tarde colega Artur.
É exactamente assim.
Qualquer antena que use o gama-mach apresenta uma impedância desconhecida mas tendencialmente baixa em termos de resistência de radiação.
Antigamente, faziam-se antenas por formulas e ábacos aonde os elementos eram dispostos no boom mais ou menos
obedecendo a um critério estético e o comprimento dos elementos era reduzido numa percentagem qualquer.
Depois vinha o milagroso Gama-mach adaptar aquilo tudo.
Naturalmente, pondo alumínio em frente a um dipolo, aparece sempre ganho.
E os amadores até ficam contentes.
O gama-mach é sem duvida e pior de todos os modos de adaptação pois, além de distorcer o lóbulo, "mascara" as deficiências da antena.
A prova é que se por exemplo cair um elemento pode sempre ajustar a SWR no Gama-mach.
Por outras palavras: ajustando o SWR com gama-mach, nunca saberemos de uma antena está verdadeiramente ressonante.
Adaptar a impedância, não é a mesma coisa que sintonizar a antena!
Há um artigo do G0KSC na DubUs passada que explica isto muito bem.

Quando não é possível, ou por opção se usam antenas com resistência de radiação  diferentes de 50Ohms deve-se ter em conta o modo de adaptação, para evitar perdas.
o T-mach é um bom modo, tal como o Delta-Mach, mas estamos na mesma situação, pois este sistemas embora eficientes, não traduzem para o cabo  a verdadeira ressonância da antena.
Por outras palavras, a antena esteja bem ou mal, eles adaptam sempre.

Embora controverso, o air-pin tem-se revelado eficiente para elevar a impedância das antenas, mas na minha opinião, os stubs-coaxiais são  a melhor maneira de adaptar uma antena com impedância alta ou baixa.
Todavia, não há bela sem senão: como não há cabos para todas as impedancias, este sistema apenas serve para alguns modelos: 12,5Ohms, 28Omhs 33Ohms 200Ohms e 300Ohms.
Daí que hoje em dia, os grandes antenna- designers apresentam modelos sempre para estas impedâncias.

Cumprimentos
Matias
www.ct1ffu.com<http://www.ct1ffu.com>