ARLA/CLUSTER: FW: Antena directiva para 10metros

António Matias cr5a.contest gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Março de 2010 - 16:17:21 WET

Boa Tarde colega Artur.
É exactamente assim.
Qualquer antena que use o gama-mach apresenta uma impedância desconhecida
mas tendencialmente baixa em termos de resistência de radiação.
Antigamente, faziam-se antenas por formulas e ábacos aonde os elementos eram
dispostos no boom mais ou menos
obedecendo a um critério estético e o comprimento dos elementos era reduzido
numa percentagem qualquer.
Depois vinha o milagroso Gama-mach adaptar aquilo tudo.
Naturalmente, pondo alumínio em frente a um dipolo, aparece sempre ganho.
E os amadores até ficam contentes.
O gama-mach é sem duvida e pior de todos os modos de adaptação pois, além de
distorcer o lóbulo, "mascara" as deficiências da antena.
A prova é que se por exemplo cair um elemento pode sempre ajustar a SWR no
Gama-mach.
Por outras palavras: ajustando o SWR com gama-mach, nunca saberemos de uma
antena está verdadeiramente ressonante.
Adaptar a impedância, não é a mesma coisa que sintonizar a antena!
Há um artigo do G0KSC na DubUs passada que explica isto muito bem.

Quando não é possível, ou por opção se usam antenas com resistência de
radiação  diferentes de 50Ohms deve-se ter em conta o modo de adaptação,
para evitar perdas.
o T-mach é um bom modo, tal como o Delta-Mach, mas estamos na mesma
situação, pois este sistemas embora eficientes, não traduzem para o cabo  a
verdadeira ressonância da antena.
Por outras palavras, a antena esteja bem ou mal, eles adaptam sempre.

Embora controverso, o air-pin tem-se revelado eficiente para elevar
a impedância das antenas, mas na minha opinião, os stubs-coaxiais são  a
melhor maneira de adaptar uma antena com impedância alta ou baixa.
Todavia, não há bela sem senão: como não há cabos para todas as impedancias,
este sistema apenas serve para alguns modelos: 12,5Ohms, 28Omhs 33Ohms
200Ohms e 300Ohms.
Daí que hoje em dia, os grandes antenna- designers apresentam modelos sempre
para estas impedâncias.

Cumprimentos
Matias
www.ct1ffu.com