Re: ARLA/CLUSTER: Pré amplificadores de mastro

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com
Terça-Feira, 23 de Março de 2010 - 19:24:43 WET

Boa tarde mais uma vez..

E, obrigado Matias, Carlos e João pelos comentários. Pois... eu bem me
parecia, estava somente com receio de me estar a esquecer de algum pormenor.
De facto sem dúvida que o mais importante em todo o sistema serão as antenas
e linha de transmissão, o resto vem por "arrasto".

De facto um ponto que o Matias referiu é deveras importante que é o facto de
nos concursos, haver estações muito fortes e isso iria arruinar a escuta sem
qualquer margem para dúvidas, sendo que nesses casos, teria de desligar o
pré amplificador... mas então, muito provavelmente o mesmo ficaria mais
tempo desligado do que ligado, não é verdade ?

Em relação ao cabo, vou substituir a baixada que tenho em 432Mhz e 1.2Ghz
para o Heliax AVA6-50 (conectores incluídos obviamente) e pelos meus
cálculos terei uma perda de 0,4Db em 432Mhz e 0,6Db em 1.2Ghz sensivelmente.
Em relação à banda de VHF por enquanto vou deixar a baixada que tenho, pois
considero que as perdas que tenho actualmente no sistema (0,7Db) são
aceitáveis e assim, creio que em termos de upgrade, em vez de comprar os
pré-amplificadores de mastro talvez compre mais uma antena igual às que
tenho no sentido de as colocar em funcionamento enfasado e talvez ainda
"poupe" alguns euros com esta decisão. Quanto ao resultado já todos nós
sabemos qual vai ser!!
Em relação ao rotor Matias... continua a ser o rotor manual, ou seja, 2 fios
atados à antena que "viajam" até um olhal colocado num local afastado da
mesma e sou eu que rodo a antena, puxando ora um, ora outro para mover a
mesma. Brevemente terei de fazer esse investimento, mas cada coisa a seu
tempo e primeiro aquelas que eu considero serem mais importantes para o
funcionamento geral da estação portátil!

Uma vez mais, obrigado pelos comentários,
73's de
Pedro, CT1HZU
No dia 23 de Março de 2010 18:43, João Gonçalves Costa