ARLA/CLUSTER: QSOs portugueses em 20m.

Jorge Capelo ct2jvh gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Março de 2010 - 12:58:08 WET

Caros colegas

Por mero acaso estava a escutar essa frequência dos 20m enquanto trabalhava
à secretária e presenciei esse acontecimento. Devo dizer que fiquei
estupefacto com a boçalidade que presenciei. Pertenço a uma 'classe' de
amadores 'nova' talvez: os que nunca praticaram CB mas apenas PMR. Foi nessa
mesma frequência livre, ainda antes de tirar a licença de amador, em longas
conversas nocturnas, que aprendi o básico da rádiocomunicação (código Q,
código fonético, alguma gíria), discutindo e aprendendo muitos aspectos
técnicos e experimentando com colegas mais sapientes,  *mas
sobretudo*aprendi as regras de conduta básica como sejam cordialidade,
boa educação, o
pedir licença para subir à frequência, esperar que lhe seja passada a
palavra, não usar de sobranceria para qualquer operador que surgisse,
ignorar completamente os desacatos, enfim aquilo que foi para mim um
agradável e raro exemplo de civilidade. Devo dizer, que muitos dos
frequentadores com que aprendi eram ou tinham sido CBs. Comportamentos
indignos são apanágio de pessoas indignas de serem radioamadores, CBs ou
PMRs. Por isso, ainda pego no portátil de vez em quando para ter bons QSOs
com 500 mW. Diga-se, a este propósito que no domingo passado participei numa
activação nessa banda junto com o meu filho de sete anos e o seu rádio PMR
de 25 euros, pois confiei que seria bem tratado e não ouviria palavrões. Foi
bem tratado e tem o seu nome e QRZ no diploma respectivo.

Cordialmente, 73s

CT2JVH
Jorge Capelo
Lx.