ARLA/CLUSTER: IBM a um passo de criar chip que usa circuitos de luz em vez de cobre

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 4 de Março de 2010 - 18:42:20 WET


IBM a um passo de criar chip que usa circuitos de luz em vez de cobre
Com um "foto detector de avalanches nanofotónicas" é possível transmitir 40 Gbps através de sinais de luz. Segundo a IBM, o dispositivo pode abrir caminho aos primeiros chips que usam circuitos de luz em vez de cobre.
[http://aeiou.exameinformatica.pt/users/0/13/luz-fotonica-fotoes-fibra-optica-0f46.jpg]

O dispositivo criado em ambiente laboratorial distingue-se por recorrer a circuitos de silício que transportam sinais luminosos e dispensam os sinais eléctricos hoje usados para a transmissão de dados, revela um artigo publicado na revista Nature.

Os investigadores da IBM admitem que o "foto detector de avalanches nanofotónicas" (tradução literal de nanophotonic avalanche photodetector) não é totalmente inovador, uma vez que recorre a tecnologias que já são conhecidas. O que não impede o novo dispositivo de apresentar uma eficiência energética 20 vezes superior (opera com 1,5 volts de tensão) à dos dispositivos antecessores.

Alcançado este primeiro feito, os investigadores da IBM apontam agora para uma nova meta: o desenvolvimento de chips com circuitos de luz ou conexões ópticas que permitam catapultar a capacidade de processamento de um computador para um exaflop (o correspondente a um milhão de biliões de operações de vírgula flutuante por segundo ou FLOPS*).

Um computador com um exaflop tem 600 vezes mais capacidade de processamento que o Cray XT5, o computador mais potente do mundo que está alojado nos laboratórios de Oak Ridge, nos EUA, e tem uma capacidade de processamento fixada em 1,75 petaflops.

Fonte: Exame Informatica.

*Em computação, FLOPS (ou flops) é um acrônimo que significa Floating point Operations Per Second que, em português, quer dizer operações de ponto flutuante por segundo. Isto é usado para determinar o desempenho de um computador, especificamente no campo de cálculos científicos, que fazem grande uso de cálculos com ponto flutuante; similar a instruções por segundo. Repare que o S no final o distingue da palavra em inglês, que tem outro significado, pois esse S é a definição de segundos e não significa que esteja no plural.

Dispositivos de computação possuem uma enorme capacidade de processamento, então faz sentido utilizar unidades maiores que FLOPS. Para isso é colocado um prefixo que determina o múltiplo da unidade, assim como acontece com outras unidades de medida. Os múltiplos mais utilizados são: megaflops (MFLOPS), gigaflops (GFLOPS), teraflops (TFLOPS), petaflops (PFLOPS) e exaflops (EFLOPS). Em 2007 o mais rápido supercomputador, criado para empresa japonesa Riken, atingiu 1 petaflop. O supercomputador é resultado de uma parceria da Hitachi, da Intel e da NEC, e nele foram associados 4808 processadores Xeon Dual-Core (Dempsey). Uma calculadora básica de 4 operações possui um desempenho de 10 FLOPS.

.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20100304/ace2ec0c/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER