ARLA/CLUSTER: Regulador francês diz que o D-Star é ilegal em França.

José Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Terça-Feira, 29 de Junho de 2010 - 23:23:11 WEST

  Colega Pedro, tinha pedido que pensasse um bocado. Pensar implica
alguma reflexão para poder fundamentar os comentários.

Assim sendo, sem querer perder muito tempo:

1) O que a Kenwood fez é um fenómeno chamado de "Product rebranding"
localizado ( Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Rebranding). Acho que não
é preciso explicar.

2) Quanto a mais fabricantes se juntarem, por mais que sejam nunca
tornariam a propriedade universal. Isso só seria possível se a DVSI
"libertasse" a documentação referente ao "codec" AMBE utilizado
actualmente no D-STAR para comunicações de voz digital.

3) Tenho as minhas reservas quanto a mais se juntarem, no entanto a
questão não será pela quantidade de fabricantes mas pelo
conceito/princípio aplicado a este codec. Faz sentido ter que comprar um
"dongle" quando tem um computador com um poder de cálculo suficiente
para realizar o processamento de sinal necessário? Sabe, esta é apenas
uma das implicações de utilizar "codec" proprietários.

4) Codecs open source existem. Sobre a baixa cadência versus largura de
banda versus eficiência em tempo-real em canais partilhados já poderá
haver mais dificuldade mas em nada impossível. O primeiro passo partirá,
sem dúvida alguma, da não aceitação por parte dos amadores, desta
imposição nefasta. No entanto o mercado que refere impera sobre um
segmento de rádio compradores que utiliza a tecnologia em vez de a
perceber, desenvolver, etc.

5) O D-STAR não é um codec. Actualmente utiliza um codec denominado de
AMBE, desenvolvido pela DVSI. Poderia eventualmente ser desenvolvido
outro codec, "aberto", em substituição. É contra este AMBE que estou
contra. Não pelo preço mas pela filosofia reinante. Perceba que por mais
que eu quisesse implementar o modo DV em D-STAR estaria impedido de o
fazer e isso é negar a própria existência do nosso serviço.

6) Se calhar muitos colegas não investem milhares de horas a desenvolver
um codec devido à inutilidade deste. Existem formas bem "mais modernas"
de atingir o mesmo objectivo sem nos submetermos a essa praga que é o
D-STAR c/ AMBE

Não é meu intuito forçar o meu ponto de vista. Quero simplesmente
reiterar a questão da ilegalidade da utilização do AMBE que infelizmente
poucos conseguem perceber, começando pelo órgão regulador do "nosso"
serviço.

73 de ct1enq