ARLA/CLUSTER: Se Obama mandar fechar a Internet?Compre um receptorde Onda Curta.

CT2FZI IM58KR ct2fzi gmail.com
Sexta-Feira, 25 de Junho de 2010 - 10:39:09 WEST

Caro Paulo,

Lamento, mas a informacao que prestou peca por nao espelhar a realidade no
sentido em que a FCCN funciona como GIGAPIX, interligando localmente os
operadores nacionais, permitindo que nao seja necessario routing externo.

Existem imensos .pt alojados em servidores fora de Portugal. Existem ainda
mais enderecos .com, .net, .info para sites e empresas portuguesas que nao
estao alojados ca'.

E quando diz mirrors certamente nao e' de conteudo, e' de resolucao de IPs
(DNS) o qual se nao tem a authority a funcionar e' limpo de forma
automatica.

O pouco instavel, para o trafego nacional, e' verdade. Internacional tambem.
Agora, isso e' a nossa realidade...

O impacto da FCCN ser desligada pode inclusive impedir a interoperabilidade,
quanto mais nao seja porque por ex a Telepac (e muito bem!) nao deixa que
trafego com origem nacional entre no seu core pelos links internacionais
[via Marconi] por uma questao meramente comercial: links custam caro ao
mega.

Pense apenas no impacto numa rede IP de desligar o google e o youtube: so' o
processamento dos routers a calcular novas rotas de todos os pedidos dos
utilizadores chegava para aterrar alguns dos routers que ha' por ai...

E se nao acredita que o MSN tem que ir obrigatoriamente aos EUA, faca o
seguinte numa janela de comando de DOS, com o MSN ligado e autenticado, sem
firewall e directamente ligado a internet (sem redes wireless ou internas):

netstat -a -b -f

Depois pegue nos enderecos do MSN e faca um traceroute.

Se calhar as coisas sao mais complexas... E' verdade que as "empresas"
americanas nomeadamente a Microsoft tem conteudos locais, mas no que
respeita a downloads (permitir maior velocidade nos updates dos sistemas
operativos por ex) atraves da AKAMAI.

No entanto tudo o que e' trafego/routing, tem que ir la. A propria
autenticacao e' remota, nao local. Ate' uma transferencia de ficheiros
primeiramente e' establecida atraves dos servidores americanos... A
transferencia de ficheiros no MSN nao e' peer-to-peer.

Ah, e por ser SDH, nao invalida rigorosamente nada do acima exposto.

Algum impacto e' pouco.

Abraco Paulo! E obrigado por ser quem e'  :)