ARLA/CLUSTER: Se Obama mandar fechar a Internet?Compre um receptorde Onda Curta.

Paulo Calvo paulo.calvo brilhomania.pt
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2010 - 20:57:44 WEST

Boa noite,

Tretas, tretas e mais tretas.

Os servidores de DNSde topo (root servers) existem em diversos pontos do
mundo e possuem a mesma base de dados.
Por exemplo a FCCN possui para além dos servidores de DNS para o dominio
.pt, possuem também root servers a funcionar.

Mas mesmo que a FCCN fosse "abaixo" diversos operadores privados possuem
mirrors dos servidores .pt.

Por isso se os americas fechassem a a porta ficavam isolados do resto do
mundo, desde que conseguissem fechar as portas todas o que eu não acredito.
Existem portas a mais.

O peering é estabelecido entre operadores e não há controlo estatal sobre o
mesmo, excepto talvez em algumas republicas muito democraticas e ainda mais
populares.
Claro que se o AS701 "morresse" a internet ficava um pouco instável mas não
morria.

Em relação à redundância, ela está sempre presente dado que todos os links
principais funcionam sobre SDH que é uma rede intrinsecamente segura. Além
disso a capacidade de transporte está barata e há por aí fibra aos montes.

Existem vários cabos entre a Europa, a Africa e  a Ásia. O problema é a
capilaridade dentro dos paises menos desenvolvidos.

Os operadores americanos nunca iriam acatar uma ordem dessas já que muito
dinheiro está em jogo.´

As empresas americanas possuem servidores na Europa, ou pensam que o MSN
anda a usar banda transatlântica desnecessáriamente.

Resumindo: Sim é possível causar alguns danos numa rede como a internet mas
é quase impossível pará-la.
Lembrem-se que o IP foi desenvolvido pelo DOD americano para ser
indestrutivel.

73

Paulo Calvo, CT1IDW