Re: ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 19 de Junho de 2010 - 18:30:11 WEST

Bem caros amigos e colegas das lides técnicas.
estamos a aproximar ideias e isso é positivo. Vamos imaginar uma antena
simples, de polarização circular (tanto faz ser RHCP como LHCP) , e neste
caso vamos escolher uma helicoidal de poucas espiras. Se colocar-mos numa
torre essa antena, efectivamente vamos ter uma radiação circular, bem
definida, mas numa determinada direcção, por muito largo que seja o lóbulo.
O caso de 2 dipolos alimentados com uma diferença de 90º, produz uma "coisa"
parecida com polarização circular, mas não é tão bem como uma helicoidal,
alem de que produz imensos lobulos laterais com polarização linear. Toda a
forma, e como muito bem diz o CT1AED, de lado temos polarização vertical ou
horizontal, pois temos um elemento na vertical ou horizontal e o outro de
pontas. Sempre este sistema é no minimo bidirecional. Como conseguir então
omnidirecionalidade com este tipo de polarização?...simplesmente usando N
antenas à volta de uma torre, mas todas elas direcionais.
 Voltando à Helicoidal, vamos colocar montes delas em volta da torre cada
uma voltada para os proximos 20 graus. teremos então todas essas antenas, a
emitir "saca-rolhas" em muitas direcções em todo o redor do horizonte. O que
vamos ter será sempre varios sistemas direccionais a produzir  polarização
circular. Não consigo imaginar como é que é a projecção espacial de uma
radiação circular omnidirecional, produzida apenas por um elemento radiante.
Não creio que seja possivel tal coisa. As antenas a que se referia o CT1BYM,
são formações de slots posicionados alternadamente a 90º, colocadas nas
faces da guia de onda que irradiam na perpendicular uma polarização
circular, e como tal, direccional na perpendicular à supoerficie da guia de
onda. No fim são como pequenos dipolos a 90º.
As antenas de slot são compostas por muitos conjuntos de slots, que à
semelhança dos dipolos, estão electricamente empilhados, obtendo-se mais
direcionalidade na perpendicular.
Na radiodifusão em VHF, o empilhamento de formações capazes de gerar
polarização circular ou próxima disso, tambem atribuiem mais
direccionalidade aos conjuntos, obtendo-se com isso tambem algum ganho numa
determinada direcção.
Para aumentar a confusão mental, imaginem que tipo de polarização sai da
lateral de uma helicoidal!!...Pode ser uma coisa muito esquisita, mas
circular é que não é certamente!!

Continuem com a troca de ideias que o assunto está muito interessante.

73 de CT4RK

No dia 19 de Junho de 2010 17:00, Manuel Artur Rodrigues <Manuel.Artur  rr.pt