Re: ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sábado, 19 de Junho de 2010 - 12:01:50 WEST

Mourato,

Então os sistemas de radiodifusão utilizam polarização circular? Não fazia
ideia nenhuma disso!

A mim parece-me que o Mourato está a colocar dois problemas distintos. Um
deles é a existência de campos com polarização circular e radiação
omnidireccional. O outro é a existência de antenas para gerar esses campos.

Quanto à configuração espacial dos campos, confesso que isso para mim é
sempre um assunto difícil. A ideia que eu tenho é que as representações dos
saca-rolhas, no caso da PC, ou das sinusoides ortogonais, no caso da PL, não
são representações verdadeiramente espaciais, mas sim apenas ilustrativas
das intensidades e direcções dos campos eléctrico e magnético em cada ponto
da linha de propagação desenhada, e em cada instante.
Uma linha ligeiramente ao lado terá uma distribuição semelhante, é claro,
mas não há lugar a interferência dos saca-rolhas, até porque estes não
existem. Assim sendo, não me custa a imaginar um campo de propagação
omnidireccional em cada ponto do qual os campos eléctrico e magnético tenham
orientação rotativa no tempo.

Se quiser ver a coisa de outra maneira, imagine o campo direccional
produzido por uma simples hélice. Ainda que sendo direccional, esse campo
tem alguma dimensão transversal. Suponhamos que está montado num satélite,
por exemplo geoestacionário ou mesmo um GPS. O mesmo campo, gerado pela
mesma antena, chega a metade da superfície da terra. A configuração espacial
de um campo omnidireccional será igual ao deste campo direccional, mas em
vez de meia dúzia de graus, estender-se-á pelos 360.

Quanto às antenas, realmente um dos meios de produzir feixes direccionais
com polarização circular é através de 2 dipolos ortogonais alimentados em
quadratura. Mas há outras soluções. Veja-se por exemplo o caso da Antena
Helicoidal Quadrifilar, ilustrado nesta
<http://homepages.ipact.nl/%7Epa1are/QHA.html>página. Mais do que
omnidireccional, ele é hemisférico, ou possivelmente hemielipsoidal.
Talvez seja possível agir sobre estas antenas modificando-lhes o padrão de
radiação de forma a torná-lo mais horizontal. Não sei.

Parece-me um campo de experimentação interessante, de interesse particular
para os radioamadores, aliás.

Um abraço,
António Vilela
CT1JHQ