ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Miguel Pelicano miguel.pelicano gmail.com
Sábado, 24 de Julho de 2010 - 07:56:13 WEST

Bom, isto está a ficar um bocadinho confuso...

A realização do workshop seria útil para clarificar alguns conceitos
que estão a ser "atropelados", e, está visto, não consigo passar
ideias através da escrita. O assunto é complexo e exige bastantes
elementos gráficos e experimentais.
Antenas e propagação guiada é uma das minhas paixões antigas, cheguei
a dar aulas em cursos universitários e fui projectista de sistemas
radiantes.
Actualmente (a vida dá muitas voltas!), entre outras coisas, estou
ligado ao Centro de Formação Profissional do IEFP de Évora. Estou a
montar um pequeno laboratório de antenas, linhas de transmissão e
guias de onda.

NOTA: quando se fala em linhas de transmissão englobam-se os
dispositivos balanceados (linha paralela) e os não-balanceados
(coaxial).

Podíamos começar por falar em impedância, o elemento RLC, impedância
distribuída ao longo da linha, distribuição de tensão e corrente, a
Carta de Smith, projectar Stubs utilizando a Carta de Smith, verificar
na prática o que acontece na linha, a onda incidente e reflectida, a
Relação de Ondas Estacionárias.
Falávamos também no deciBell, nas perdas de inserção e de retorno, no
acopulador direccional, etc, etc.

Percebíamos o funcionamento do elemento radiante, dum conjunto de
elementos radiantes (array), da polarização (linear e circular),
fasadores, do diagrama de radiação nos dois planos (E e H),da
dificuldade de determinarmos na prática o diagrama de radiação, etc,
etc.

Há alguns equipamentos de laboratório, alguns colegas, estou certo,
não se importavam de se "juntar à festa" com outros equipamentos de
medida, exemplos de antenas, e por aí em diante.

Enfim, seria um encontro desempoeirado!!! E calmo, estamos no Alentejo!!!! hihi

Fica a ideia.

73, Miguel
CT1BYM
IM68bn