ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Sábado, 24 de Julho de 2010 - 00:43:16 WEST

Boas, colegas

No meu entender, o ponto de 0 volts é simplesmente teorico, porque isso só
aconteceria se as pontas de cada braço de quarto de onda do dipolo
estivessem juntas, ou seja, seria um curto-circuito!

Naturalmente como o colega Matias disse e muito bem, o ponto central do
sistema estará no transformador de saida do radio, pelo que estaremos a
forçar a malha do cabo coaxial a trabalhar em equilibrio com o condutor
"vivo", pelo que tambem servirá como antena.

O segredo de um cabo coaxial, segundo li nalgum lado, são as correntes de
malha anularem as correntes de vivo por oposição de fase, mas a tensão da
malha é sempre fixa e considerada igual à da massa (0 volts), dai estarmos a
trabalhar num sistema desbalanceado ou em modo comum. Quando precisamos de
excitar um dipolo as correntes de excitação têm de estar em oposição de
fase, mas as tensões tambem. Dai precisarmos de um balun.

O facto de alimentarmos uma antena com coaxial e metermos uma ferrite para
cortar a radiação do cabo serve para meter uma indutancia na malha, e serve
simplesmente como choque de RF. Nada como um balun bem feito.

Ora esse ponto de 0 volts ja existirá no balun, mas nunca na antena.

Colegas, isto é simplesmente o meu entendimento. Corrigam-me se necessário.