ARLA/CLUSTER: Antenas...Novo debate

Radiophilo radiophilo gmail.com
Sexta-Feira, 23 de Julho de 2010 - 15:35:26 WEST

Caros colegas,

Realmente é intrigante!

A explicação do Matias faz sentido, é claro, mas isto já representa uma
variação significativa aos diagramas de tensão e corrente do dipolo.
Fazendo fé nestes diagramas, a impedância do dipolo deveria variar
substancialmente com a distância entre os seus terminais, o que não se
verifica.
Sou levado a concluir que as ondas estacionárias de tensão na antena atingem
uma amplitude mínima nos seus terminais, e que esse mínimo não varia
grandemente com a distância entre terminais. Isto não me parece bem...

73,
António Vilela
CT1JHQ