ARLA/CLUSTER: Outra vez os Cabos Coaxiais

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Sexta-Feira, 16 de Julho de 2010 - 14:37:03 WEST

A vantagem dos cabos cortados em N meias ondas é só no facto de espelhar
as condições de acoplamento à antena do lado do shack o que dá jeito
para ter medidas o mais fieis possíveis acerca de como estão as coisas
lá em cima, com um medidor de SWR ou analisador de antenas.

Quanto mais perfeita estiver a antena (próxima de 50+j0) menos interessa
o comprimento do cabo (menos efeito de transformação de impedâncias tem).
As N meias ondas de cabo vejo-as mais como uma redução do factor de
incerteza e das variáveis com impacto no resultado final.
Contar com o efeito de transformação de impedâncias para compensar a
afinação da antena cai naquela situação perversa de remendo e que um dia
basta qualquer coisa mudar e tudo deixa de bater certo!
Em último caso, será preferivel talvez meter um stub num T junto ao
transceptor.

O "ARRL Antena Book 2010" tem uns bons capítulos sobre esses assuntos,
24 a 28!, tal como o capitulo 14 do "RSGB Handbook", tenho tambem de os
reler melhor que há uns pormenores que ainda me estão a escapar.

Perceber a carta de Smith dá muito jeito para perceber esta parte.
Aqui têm uma bonita em anexo, façam lá um arco de 360º (correspondente a
1/2 onda de linha de transmissão/cabo), de raio 0 em torno do ponto de
impedância normalizada 50+j0 (ponto central)

73!