ARLA/CLUSTER: Outra vez os Cabos Coaxiais

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Julho de 2010 - 11:26:56 WEST

Bom dia colega Luís,

Como já foi aqui referido por diversas vezes, se o colega teve o cuidado de
ajustar os braços do dipolo, ou secções do mesmo, banda a banda para um
mínimo de VSWR, digamos abaixo de 2:1, o comprimento do cabo coaxial da
baixada é irrelevante.

Só no caso de um dipolo monobanda, poderia "corrigir" (mal, porque só iria
"enganar" o emissor) com um determinado comprimento, ou múltiplo dele, mas
só funcionaria numa banda.

O factor de velocidade mais vulgar no coaxial vulgar, RG-58, p. ex., é de
0,66.

73 e há por aí muitos entendidos na matéria que poderam adiantar muito mais.

CT1PT
Carlos Pinheiro