ARLA/CLUSTER: Outra vez os Cabos Coaxiais

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Quinta-Feira, 15 de Julho de 2010 - 02:58:05 WEST

Boas, caros colegas.

O dipolo apresenta 5000 ohms (ou mais) se for cortado para onda completa
porque a estacionária de tensão será máxima ao centro, no ponto de
alimentação da antena.
Por isso é que são cortados para meia onda, onde é a estacionária de
corrente máxima, e não a de tensão (que é zero nesse ponto). Os dipolos têm
de ser excitados por corrente para irradiarem eficientemente, e não por
tensão.

Bem mas por hoje ja me chega de antenas. Avariou-se lá um feed na antena de
144 da estação, agora vai ser um "ver se te avias" para ir la ao terraço.

Cordiais saudações
73 de CR7ABR
Renato