ARLA/CLUSTER: bateria para Yaesu FT-26

Renato Encarnação ct7abr gmail.com

Boa tarde colegas!

Esse componente ou é uma VDR ou um zener com encapsulamento estranho. Não
vejo outra aplicação sem ser a de limitar a tensão de carga a um dado valor.
Em relação ao carregador...bem...o colega Pedro tem razão num sentido, que
qualquer transformador com rectificação e filtragem lineares (o que parece
ser o seu caso) tem tensão superior em vazio, mas não acontece de propósito.
O que se passa é que quando uma tensão AC é rectificada e filtrada, o valor
de tensão que fica carregado no condensador de filtragem é o valor de pico
da tensão AC, não o valor efectivo.
Por outras palavras, para baixas correntes de carga dessa fonte (a tender
para zero), a tensão de saida que é apresentada nos seus terminais é a
tensão eficaz do transformador multiplicada pela raiz de 2 (aprox. 1,414).

Por isso um dito transformador de 12V apresenta 16 volts e tal de DC...e os
230V da rede quando rectificados carregam um condensador com aproximadamente
320 volts.

Pode carregar as baterias usando esse transformador e um regulador de
corrente simples feito com um lm337. É facilimo de se construir.
Só tem de se preocupar em carregar as baterias usando a intensidade corrente
de modo a carregarem durante 10 horas, e não se preocupe que as de NiMH ja
não "viciam" como as de antigamente.

Qualquer coisa estou ao dispor.
Com cordiais cumprimentos
73 es GL de CR7ABR