ARLA/CLUSTER: bateria para Yaesu FT-26

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Domingo, 11 de Julho de 2010 - 23:33:06 WEST

Boa noite,

O componente que costuma trazer junto desses "packs" de baterias costuma
ser uma resistência PTC/NTC que varia com a temperatura e serve para o
chip que controla a carga ir ajustando a corrente/tensão em função da
temperatura que o componente mede e evitar riscos de sobreaquecimento e
potencial explosão.

Normalmente existe um 3º e eventualmente 4º pinos na ficha do "pack"
onde esse componente está ligado, mas se nos diz que estava ligado entre
positivo e negativo faz-me confusão e já não sei se será essa a função
dele e sequer se será uma PTC/NTC.

Em relação a baterias de substituição, diria que tem duas hipóteses.

Se quiser deixar tudo o mais possível como estava, convém manter a
tecnologia "quimica" da bateria já que um carregador preparado para
pilhas NiCd não carrega bem as NiMh e vice-versa, mesmo que ao inicio
aparente resultar, como a curva de tensão/corrente/temperatura é
diferente e o carregador não esta preparado, vai dar má carga e
consequente baixa autonomia e ainda encurtar significativamente o tempo
de vida, para além de riscos de explosão!

A segunda alternativa, se for prático substituir o "pack" por um suporte
de baterias, é mesmo adquirir as NiMh de tecnologia mais recente, menos
poluidoras do ambiente, com maior capacidade (autonomia!) e comprar um
carregador adequado, carrega-las à parte e depois coloca-las no suporte
e no transceptor (comprei há dias uns carregadores da marca D dos
coelhinhos que não param já com quatro baterias formato AA, NiMh por
menos de 10eur num outlet "F" daqui da zona!)
Esta solução ainda tem a vantagem de num desenrasque poder meter pilhas
"normais" (não recarregáveis) nele.

Em relação ao carregador original ter tensão superior em vazio, é
infelizmente normal, eles fazem isso para ter uma tensão extra para
compensar quer a queda de tensão quando lhes puxamos corrente (devido a
resistência interna do transformador e restantes componentes) quer para
os reguladores de tensão à entrada do equipamento.
Quase de certeza a tensão do carregador não vai directa às baterias em
carga, deve ter um regulador/controlador de carga antes que adequa a
tensão e corrente.

73!