ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Domingo, 11 de Julho de 2010 - 23:40:54 WEST

Boa noite caro colega.

O problema dos dipolos dobrados é a impedância de alimentação, que ronda os
300 ohms na frequência de ressonancia.
Alem do mais a forma do dito elemento afecta e muito a frequência de
ressonancia, pelo que é mais simples fazer com um dipolo simples. Pode
alimenta-lo com coaxial simples e balun de 1:1, normalmente essas yagis
apresentam cerca de 40 e tal ohms no feedpoint.
Se por acaso a frequência estiver baixa, não basta cortar o radiador (nem o
dobrado nem o outro), é preciso também cortar os elementos parasitas.
Regra útil: o desvio percentual de frequência é aproximadamente a
percentagem que deve cortar aos radiantes.
Vá experimentando, que isso afina bem!
A grossura dos elementos só influencia a largura de banda. Quanto mais
grossos, maior a largura de banda, menor o ganho do lóbulo frontal, mais
baixa a relação frente/costas, etc...; querem-se finos, portanto.

PS: Tudo o que for a menos de 2:1 de SWR é bom.

Os melhores cumprimentos,
de CR7ABR Renato

No dia 10 de Julho de 2010 00:13, Pedro Ribeiro (CR7ABP) <