ARLA/CLUSTER: Ajuda para afinar Yagi de VHF

Pedro Ribeiro (CR7ABP) pribeiro-ham net.ipl.pt
Segunda-Feira, 12 de Julho de 2010 - 00:01:45 WEST

Xiii, mais um desgraçado de um CR7 que sabe falar mas no éter tem de
estar calado ...
Seja bem aparecido.

Obrigado pelas sugestões, vão de encontro a outras, incluindo dos testes
que fiz hoje com o colega Jorge Santos (CT1JIB), homem com experiência
destas coisas.

De entre alguns pormenores que ele me chamou à atenção fica a nota
sobre o parâmetro de medida do "boom", para outros não cometerem o mesmo
erro que eu.
A aplicação que usei ( http://vk5dj.mountgambier.org/Yagi/Yagi.html )
pede a dimensão "cross section", tendo duvida se seria, no caso de boom
de secção quadrada a dimensão dos lados ou a dimensão da diagonal entre
vértices, andei há procura na net e as explicações que encontrei para a
definição de "cross section" pareceram-me referir-se à diagonal.

Sendo o lado de 15~16mm a diagonal dá cerca de 22mm com a qual baseei os
cálculos. Errado, segundo ele (CT1JIB), a medida que interessa aí é
mesmo o lado (15~16mm) que é o factor que causa impacto directo no
encurtamento eléctrico dos elementos.

Assim que tiver tempo e paciencia para a serralharia vou ajusta-la tendo
em conta este factor e fazer o elemento alimentado com dipolo aberto
para evitar as complicações mecânicas do "folded" que desconfiamos ser o
causador do comportamento anómalo.

73!